INCENSO NATURAL DA ETIÓPIA


  • COMPRE
  • A COLHEITA DO INCENSO
  • NOSSOS CLIENTES
  • O PROJETO BOSWELLIA
  • CRISTIANISMO NA ETIÓPIA
  • CONTATO

Nossa missão





Desde 2012, o Projeto Boswellia procura fortalecer a natureza ecológica da árvore do incenso, a Boswellia, e o impacto económico positivo que ela pode gerar para as comunidades cristãs na região árida do Tigré, no norte da Etiópia.


A investigação científica mais recente nesta área (Groenendijk et al., « Limitations to sustainable frankincense production (...) », Journal of Applied Ecology, 2011) mostra que a preservação dos recursos florestais está alarmantemente ameaçada por uma recolha intensiva de resina por parte de empresas estrangeiras.


O Projeto Boswellia é uma iniciativa única que concilia o respeito pela ecologia com a produção de incenso de alta qualidade para a liturgia. Nenhuma outra empresa ou mosteiro existente no Brasil propõe incensos naturais obtidos a partir de fontes sustentáveis.



Nossa Visão





Assim como houve a era da Rota das Especiarias, existiu também a Rota do Incenso, objeto de um comércio florescente desde a Arábia do Sul até ao Mediterrâneo, aproximadamente entre o século VII a.C. e o século II d.C.


Desde então, o incenso, a resina natural da Boswellia, tem sido utilizado nas catedrais, igrejas e mosteiros de todo o mundo.


É agora importante trabalhar de modo contrário ao atual modelo, no qual existe um oligopólio de fornecedores de materiais para as igrejas. Através de um modelo único de produção e comércio sustentáveis de incenso natural para as igrejas, o Projeto Boswellia garante:


- maiores retornos económicos para as famílias produtoras,

- a conservação sustentável dos recursos florestais,

- uma excelente relação preço/qualidade para as igrejas.



Acerca do Projeto Boswellia





A arquitetura económica global do Projeto Boswellia foi desenvolvida na região do Tigré, na Etiópia, complementada por uma estrutura de distribuição na Europa, com sede em França e legalmente dedicada ao Projeto Boswellia.


O componente de preservação florestal do Projeto Boswellia é assegurado por uma colaboração entre investigadores em etnobotânica e farmacologia de universidades em França e na Etiópia.


As informações partilhadas neste site apresentam claramente os princípios estabelecidos pelo Projeto Boswellia, enquanto iniciativa inédita de cooperação económica e ambiental com as famílias cristãs do Tigré.


Para qualquer contacto, pode escrever à nossa equipa por e-mail: contact@projetboswellia.com, ou através de WhatsApp: +33 6 69 95 24 01.



40 000 árvores



40 000 árvores em área de floresta protegida que abrange 400 ha, ou seja, 4 km².



1 000 gramas



1 000 gramas de resina natural recolhida anualmente por árvore.



65 produtores



Até 65 produtores participam na cooperativa de produção.



+150% no preço de compra



Aumento de 150% no preço de compra da produção em relação ao preço praticado no mercado local.



Vatican News





« L'encens a désormais son commerce solidaire »

25/12/12


Ouvir

La Croix





« Comme le café, l'encens a son commerce solidaire » 10/08/12


Ler

Vatican News





« L'encens a désormais son commerce solidaire »

25/12/12


Ler

Radio RCF





Émission

« Parlons-en »

17/10/12


Ouvir

Radio RCF





Émission

« Ça va mieux en le disant »

29/03/13


Ouvir

Região do Tigré, Etiópia





NOSSOS COMPROMISSOS





01



Inovação



Uma nova iniciativa de produção local e de processamento de incenso natural para garantir a renda agrícola e a perpetuação do conhecimento das famílias rurais cristãos de produtores.



02



Colaboração



Uma colaboração multidisciplinar entre jovens pesquisadores etíopes e franceses, com a participação dos produtores na região de Tigré.



03



Sustentabilidade



Um modelo agroflorestal sustentável de uma área florestal de 4 km², com uma metodologia de produção e de preservação dos recursos com as recomendações da última pesquisa científica no Tigré: - proteção das árvores jovens, - redução do impacto da interferência humana e animal, - melhora da polinização através da instalação de colméias.



www.incensonatural.org